configurar roteador

Olá pessoal, hoje irei ensinar como configurar um roteador para se comportar como um repetidor de sinal de um roteador principal, sem complicações e configurações desnecessárias que se vê por ai.

Basicamente são estes os passos:

1. Entrar na página de configuração do roteador que geralmente é o endereço 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 e também pode ser 10.0.0.1, é só olhar na parte de baixo do roteador e deverá estar marcado. A senha também segue um padrão entre os fabricantes que pode ser Usuário: Admin e Senha: admin, ou só o usuário com o campo da senha em branco, consulte o manual caso não consiga acessar.

2. Caso o endereço de IP padrão seja igual ao outro roteador, vá até LAN e mude o end para outro, 192.168.1.3 por exemplo, mas que seja do mesmo segmento de rede.

 

1

3. Localize em Wireless a função WDS e habilite-a.

4. Digite o Nome da Rede do roteador principal ou clique em procurar e selecione.

5. Tipo de Autenticação, escolha o tipo e no campo Senha, insira a senha da conexão do roteador que se quer repetir o sinal.

(As boas práticas e os manuais que eu consultei da TP-LINK pedem para colocar o SSID e a senha do segundo roteador iguais ao principal)

 

Importante, o canal do roteador repetidor deve estar igual ao do roteador principal.

 

Desativar o DHCP do roteador repetidor

 

Salve e reinicie o roteador para aplicar as alterações.

 

Ao contrário do que se encontra em tutoriais por ai, NÃO precisa alterar absolutamente nada no primeiro roteador de onde está repetindo o sinal.

 

Obrigado.